Medo de Dirigir

Rotina para alguns, problema e angústia para outros. Várias são as pessoas que procuram ajuda de profissionais especializados por não conseguir dirigir.

Antes mesmo de chegar perto do carro essas pessoas, apresentam sentimentos desagradáveis que aumentam à medida que vão se aproximando do veículo. Há uma invasão de pensamentos negativos, catastróficos em suas mentes e acreditam que estes são reais sem mesmo questioná-los ou desafiá-los.

Medo de Dirigir

Esses pensamentos os levam a experimentar sintomas como: Taquicardia, respiração curta, sudorese, nervosismo e tremores que chamamos de ansiedade acompanhada do comportamento de evitação. Comportamento este que impede essas pessoas de descobrirem o quanto catastróficas foram, e que nada do que imaginaram aconteceu.

Elas acreditam que se há uma pequena possibilidade de algo ruim acontecer então é provável que realmente aconteça. Outros motivos que as mantém longe do veículo estão relacionados à: Medo de ser observado, avaliado, criticado, rejeitado e punido ou ter passado por uma situação traumática.

Entre em contato conosco. Clique aqui.

Piccoloto e colaboradores (2007) afirmam que a terapia cognitiva comportamental é o tratamento mais indicado para esse transtorno de ansiedade. Sua eficácia é cientificamente comprovada e faz com que as pessoas superem seus medos através de técnicas de relaxamento e de exposições, além de trabalhar com estes pensamentos disfuncionais.

E o nosso objetivo é fazer com que essas pessoas aprendam novas habilidades de lidar com essas situações junto com o terapeuta e reestruturar-se cognitivamente. Utilizar formas alternativas e mais funcionais de pensar e agir, diante das situações temerosas, solucionar problemas, construir estratégias e adquirir habilidades de enfrentamento.

TRATAMENTO PARA MEDO DE DIRIGIR:

A junção do suporte psicológico com as aulas práticas traz resultados bastante efetivos.
Para quem opta por esse tratamento mais completo passa por uma entrevista psicológica, em sala, que tem como objetivo conhecer acerca de sua história de vida, das suas experiências com o carro e dos seus medos.

Em seguida, participará de uma avaliação técnica com o psicólogo. Essa avaliação é feita no carro, na qual o psicólogo dirige até um local mais tranquilo, para verificar como está a parte técnica e as reações do cliente diante do carro.

Encerrada essa primeira etapa, o cliente inicia o tratamento que é composto de duas horas quinzenais de grupo de apoio e uma aula de direção de 50 minutos por semana.

O grupo tem como objetivo a ensinar o cliente a trabalhar seus medos e ansiedade, adquirindo ferramentas pra lidar com emoções que ele não controla e a aula prática de desenvolver e aprimorar a técnica.

Quando o cliente conquista uma técnica segura e sua ansiedade e medo estão controlados fazemos a transição para o próprio carro para que ele consiga inserir o carro em sua vida.

Para quem é indicado ?

  • Quem sente medo ou ansiedade seja dirigindo sozinho ou acompanhado
  • Precisa reforçar a técnica e adquirir prática na direção
  • Sente reações físicas como suor excessivo, palpitação e tremor nas mãos ao dirigir
  • Sabem dirigir mas se sentem inseguros no trânsito ou evitam mesmo tendo vontade.

Portanto, vencer o preconceito, ter consciência do problema e pedir ajuda ao especialista é um grande passo para a superação e recuperação.

Serviços oferecidos pelas unidades do Rio de Janeiro:

  • Grupos de Apoio (semanal e quinzenal)

  • Exposição ao vivo (aulas no veículo)

  • Psicoterapia Individual para habilitados

  • Psicoterapia Individual para não habilitados

TREINAMENTO PARA HABILITADOS.

O treinamento consiste em pacotes de aulas práticas com valores variados realizadas por instrutores altamente especializados que são treinados e orientados pelos psicólogos da clínica. O número de aulas varia de acordo com a necessidade e dificuldade de cada cliente.

São aulas muito bem preparadas, na qual o cliente aprende a entender realmente o mecanismo do carro e não é um aprendizado decorado e mecanizado.  Essas aulas são realizadas nos nossos carros que são personalizados para isso.

Para quem é indicado?

  • Quem não têm medo e quer apenas uma reciclagem da técnica.
  • Precisa desenvolver a técnica e adquirir prática
  • Precisa de um reforço com aulas específicas de: Balizas, estacionamento público ou comercial, garagem, rodovias, dentre outros.

Quem opta por este serviço passará apenas pela avaliação técnica com a psicóloga.

Se você não sabe qual serviço escolher, não se preocupe, oferecemos uma entrevista gratuita e sem compromisso com a Psicóloga para ela conhecer melhor sobre sua trajetória com o carro e poder te ajudar a escolher a metodologia mais adequada para o seu caso.
OBS: Todos os serviços são agendados com hora marcada.  Entre em contato conosco.

FALE CONOSCO

Deixe sua mensagem que reponderemos o mais rápido possível.

Enviando

Nossos telefones: Botafogo (21) 2286.6722 / Tijuca (21) 3294.8475 

arqabs

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?